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Guia PMBOK® mario trentim 10 áreas de conhecimento

Áreas do Conhecimento do Guia PMBOK ®

Além dos grupos de processos, o Guia PMBOK® define dez áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos:

Integração

O gerenciamento da Integração inclui processos e atividades necessários para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os grupos de processos de gerenciamento. Integração significa unificação, consolidação e articulação. O gerenciamento da integração requer que sejam feitas escolhas sobre alocação de recursos, concessões entre objetivos e alternativas conflitantes, além do gerenciamento de dependências mútuas entre áreas de conhecimento e processos.

Escopo

O gerenciamento do Escopo inclui processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário e somente o trabalho necessário para concluir o projeto com sucesso. O objetivo é definir e controlar o que faz parte do projeto.

Tempo

O gerenciamento do Tempo inclui processos necessários para estimar as tarefas, seus recursos e durações, de modo a gerenciar o projeto para o término pontual.

Custo

O gerenciamento dos Custos inclui processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

Qualidade

O gerenciamento da Qualidade inclui processos e atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, objetivos, requisitos e responsabilidades de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Implementa o sistema de gerenciamento da qualidade e atividades para a melhoria contínua dos processos.

Recursos Humanos

O gerenciamento dos Recursos Humanos inclui processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Faz parte desta área do conhecimento descrever as necessidades de pessoal e suas respectivas capacidades e habilidades.

Envolver a equipe a partir das fases iniciais do projeto agrega conhecimentos e fortalece o comprometimento.

Comunicações

O gerenciamento das Comunicações inclui todos os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

Riscos

O gerenciamento dos Riscos inclui processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, bem como o monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento de riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.

Aquisições

O gerenciamento das Aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos ao projeto e abrange o gerenciamento de contratos. A organização pode ser tanto compradora como vendedora dos produtos, serviços ou resultados de um projeto. Na ótica do PMI®, abordamos o gerenciamento das aquisições do ponto de vista do comprador.

Partes Interessadas

O gerenciamento das Partes Interessadas inclui processos de identificação, planejamento, engajamento e gerenciamento das partes interessadas. Os objetivos do gerenciamento das partes interessadas é aumentar o suporte e comprometimento dos stakeholders ao projeto. Para isso, são utilizadas estratégias para identificar e gerenciar as expectativas das partes interessadas.

areas do conhecimento - guia pmbok

Figura 1 - As dez áreas do conhecimento do Guia PMBOK®, 5. ed.