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Sponsorship – Patrocinadores

Todos já estivemos nesta posição. Os gerentes de portfólio fizeram seu trabalho de estabelecer objetivos a longo prazo e uma estratégia clara. Projetos foram selecionados e priorizados. E ainda assim a organização está com dificuldades em compilar os benefícios reais do projeto, ou seja, resultados que criarão valor de negócio e contribuirão nos objetivos estratégicos do projeto. A falta de Sponsorship atrapalha a execução do projeto e a realização dos benefícios. Então essa dificuldade recai subsequentemente sobre o portfólio.

Tal desconexão está freqüentemente associada a um patrocínio fraco, e isso é geralmente o resultado do patrocinador do projeto desconhecer seu papel. Quando isso acontece, ele não está apto a apoiar o projeto de uma forma alinhada ao plano estratégico da empresa.

Patrocinadores do projeto são importantes na seleção, categorização, alocação de recursos, monitoramento e comunicação do progresso de um projeto ao alto escalão de uma organização. Por ser um tomador de decisões de alto nível, um patrocinador do projeto efetivo dá ao portfólio mais agilidade e flexibilidade para adaptar e absorver mudanças.

Onde o gerente entra nisso?

Enquanto possuir o tipo correto de patrocinador não ocorre da noite pro dia, a mudança para isso pode acontecer desde já. Para tal, os gerentes de nível executivo (muitos dos quais podem ser patrocinadores) devem:

  • Fazer do planejamento estratégico um processo continuo e dinâmico
  • Apontar e designar um patrocinador responsável por cada objetivo de negócio
  • Prover mentoring e coaching aos patrocinadores, além de treinamento em gerenciamento de projeto e de portfólio

Gerentes de projeto podem também auxiliar melhor no suporte a patrocinadores através de uma comunicação na mesma língua. Eles devem traduzir questões técnicas em resultados de negócio tangíveis aos patrocinadores. Como retorno sobre investimento, lucro, rendimento, custo, escopo e entrega.

Assim, patrocinadores e gerentes de projeto podem lidar com o ambiente interno como time do projeto e processos. Assim como externo, se tratando de estrutura organizacional, estratégia e demandas de marketing.