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plano de gerenciamento de projeto na prática mario trentim gestao e produtividade

Plano de Gerenciamento de Projeto Na Prática! Como Fazer?

O Plano de Projeto deve conter todas as informações necessárias para a realização do projeto. Inicialmente, ele será um guia para o desenvolvimento dos planos subsidiários que serão incorporados posteriormente.

Segue então um roteiro sugerido para elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto (Trentim, 2014):

1º Passo

Adquira os membros do time de projeto que farão parte da equipe de gerenciamento do projeto, pois eles devem participar do planejamento

2º Passo

Realize uma reunião inicial com a equipe de gerenciamento do projeto para apresentar o Termo de Abertura do Projeto e discutir os objetivos do projeto

3º Passo

Escolha e determine a metodologia para criação do Plano de Gerenciamento do Projeto. Nessa metodologia, você deve identificar quais processos serão realizados, quais ferramentas e técnicas serão empregadas e todos os passos a serem seguidos no Grupo de Processos de Planejamento

4º Passo

Defina e descreva os modelos e padrões de documentos que serão utilizados. Você deve colocar templates em anexo para serem utilizados no projeto

5º Passo

Determine de modo completo os procedimentos para solicitações de mudança, análise e aprovação de mudanças

6º Passo

Procure envolver as partes interessadas em todos os processos de planejamento. Faça reuniões com os stakeholders para esclarecer pontos importantes do projeto e para alinhar as expectativas

7º Passo

Defina os papéis e responsabilidades de todas as partes interessadas do projeto

8º Passo

Determine como será feita a decomposição do projeto e a definição das tarefas

9º Passo

Determine como serão feitas as estimativas de tempo e de custos

10º Passo

Defina os padrões e políticas de Qualidade aplicáveis

11º Passo

Identifique os procedimentos e política para gerenciamento de Recursos Humanos

12º Passo

Identifique os procedimentos e política de aquisições

13º Passo

Descreva como serão identificados e gerenciados os riscos

14º Passo

Após completar os planos subsidiários de Tempo, Custos, Qualidade e Riscos, faça uma análise da adequação dos mesmos às restrições do projeto

15º Passo

Realize nivelamento de recursos e adequação ao calendário de recursos; envolva os gerentes funcionais no planejamento dos recursos

16º Passo

Aplique reservas e contingencias para riscos do projeto ao cronograma e ao orçamento

17º Passo

Mostre ao patrocinador as opções disponíveis para o gerenciamento do projeto, realize reuniões com as partes interessadas para esclarecimento e obtenção de apoio

18º Passo

Todos os planos subsidiários do projeto devem ser acordados e aprovados pelas partes interessadas, assim como o Plano de Gerenciamento do Projeto