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Como fazer na prática?

Grandes dúvidas surgem na elaboração do Plano de Gerenciamento de Projeto. Esse plano deve ter o nível de detalhamento necessário a cada projeto, podendo ser resumido ou detalhado dependendo da complexidade, duração e outros fatores. O gerente do projeto e sua equipe são responsáveis por definir quais processos do Guia PMBOK® são adequados para o seu projeto em particular.

Quais as funções do plano de gerenciamento de um projeto?

  1. Integra e consolida os demais planos auxiliares;
  2. Determina o ciclo de vida do projeto e os processos que serão utilizados em cada fase, qual o rigor de cada processo e seus níveis de implementação;
  3. Descreve as ferramentas e técnicas que serão utilizadas;
  4. Define as linhas de base do projeto;

Ele também define linhas de base, como:

  1. Linha de base de Escopo: declaração de Escopo do Projeto, Estrutura Analítica do Projeto (EAP) e Dicionário da EAP;
  2. Linha de base de Tempo: cronograma aprovado e informações complementares;
  3. Linha de base de Custos: orçamento aprovado e informações complementares;
  4. Linha de base de Qualidade: requisitos da qualidade e matriz de rastreabilidade;

E também ajuda em:

  1. Descreve como o trabalho será executado e controlado e de como serão mantidas as integridades das linhas de base;
  2. Descreve necessidades e técnicas de comunicação a serem utilizadas para informar e gerenciar as partes interessadas;
  3. Define revisões-chave de gerenciamento.

O plano de gerenciamento do projeto deve conter todas as informações necessárias para a realização do projeto. Inicialmente, ele será um guia para o desenvolvimento dos planos subsidiários que serão incorporados posteriormente, conforme descrito na apresentação a seguir.

O que isso engloba?

O Plano de Gerenciamento do Projeto (Integração), portanto, engloba e integra os planos subsidiários das demais áreas do conhecimento, que são os planos de gerenciamento de:

Escopo

Descreve o processo para determinar o escopo do projeto e criação da EAP, determina como as mudanças são documentadas e fixa critérios de aceitação e procedimentos de verificação do escopo do projeto

Requisitos

Descreve como os requisitos são analisados, documentados, rastreados e gerenciados;

Mudanças

descreve e define os procedimentos para solicitação, análise e aprovação de mudanças no projeto.

Configuração

descreve como será gerenciada a configuração do produto ou serviço do projeto, bem como das entregas intermediárias.

Cronograma

Descreve como o cronograma deve ser desenvolvido, documentado e controlado.

Custos

Descreve como deve ser elaborado e controlado o orçamento do projeto.

Qualidade

Descreve as políticas de gestão da qualidade da organização e demais padrões aplicáveis ao projeto, definindo o modo como essas políticas devem ser implementadas.

Processos

Descreve como a eficiência dos processos será avaliada e as medidas para proposição de melhorias.

Recursos Humanos

Descreve as necessidades de pessoal, bem como as habilidades necessárias, além de definir as atividades para mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto.

Comunicações

Descreve as necessidades de comunicação das partes interessadas, definindo como e quando as informações serão distribuídas.

Riscos

Descreve como os riscos são identificados, analisados e controlados ao longo do projeto.

Aquisições

Descreve os procedimentos e política de aquisições da organização a serem empregados no projeto.

Partes Interessadas

Descreve as ferramentas e técnicas para identificação dos stakeholders, bem como estratégias para engajamento a serem utilizadas e processos para o gerenciamento das expectativas. É importante definir o grau de sigilo e o tratamento das informações dos stakeholders.

Vale lembrar que todos os planos subsidiários do projeto devem ser acordados e aprovados pelas partes interessadas, assim como o Plano de Gerenciamento do Projeto. Além disso, o Plano de Gerenciamento do Projeto é desenvolvido progressiva e iterativamente, sendo atualizado a cada processo de Planejamento. Saiba mais sobre processos do Guia PMBOK® neste video.