COMPARTILHAR
certificações gestão de projetos

As maiores dúvidas de quem está começando a carreira em gerenciamento de projetos costumam ser relacionadas às certificações. Indo direto ao assunto: Vale a pena fazer certificações em gerenciamento de projetos?

Antes de responder a pergunta, é preciso entender o que é e para que serve uma certificação.

Certificação é a declaração formal de comprovação, emitida por quem tenha credibilidade ou autoridade legal/moral. Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento. A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser instituída por lei ou decorrente de aceitação social.

Uma certificação, portanto, é o reconhecimento de alguma coisa por parte de uma organização que possui autoridade para tal. No caso dos profissionais de gerenciamento de projetos, existem diferentes organizações.

Atualmente, a demanda por gerentes de projeto e membros de equipe de projetos qualificados é enorme.

As certificações do PMI® são reconhecidas mundialmente como um forte diferencial competitivo para os profissionais e para as empresas que possuem esse tipo de profissional qualificado e certificado.

O profissional certificado é reconhecido por seus conhecimentos na área de gerência de projetos, o que impulsiona sua carreira e garante maiores salários.

Várias empresas estão exigindo de seus fornecedores e contratados um profissional apto para assumir a responsabilidade pelos projetos que contratam.

Vou Ganhar Mais Quando for Certificado?

Embora existam pesquisas apontando para isso, não há garantia nenhuma que você vá ganhar mais. É preciso entender que a certificação é um resultado natural dos profissionais que estão continuamente se desenvolvendo por meio de conhecimento teórico e experiência prática. Isto é, não basta fazer um intensivo de 1 mês, obter determinada certificação e um aumento imediato de salário.

Na verdade, conforme você está adquirindo os pré-requisitos para as certificações, você está automaticamente se valorizando para o mercado profissional. Não queira pular etapas. De certo modo, não é a certificação que faz você ganhar mais. O que faz você ganhar mais é o grau de proficiência, habilidade e expertise que você possui.

Vale a Pena Procurar Certificações?

Existe uma demanda crescente por bons profissionais certificados. Isto é, primeiro adquira conhecimento e experiência, então faça as certificações. O fato é que em muitas vagas as certificações já aparecem como pré-requisito, inclusive em concursos públicos. Neste sentido, vale muito a pena procurar as certificações adequadas para seu nível de experiência e conhecimento.

Qual Certificação Devo Fazer?

Essa é uma pergunta que depende bastante dos seus objetivos de carreira, assim como eu descrevo neste webinar: Onde Estão as Vagas em Gerenciamento de Projetos? Carreira em Gestão de Projetos.

Assista também o vídeo abaixo para um comparativo entre certificações e organizações certificadoras.